Alunos

Afinal, o que é bullying?

ícone o que éO que é? A palavra inglesa bullying, que ainda não tem uma definição única em português, se refere a atitudes ameaçadoras que afetam, principalmente, crianças e adolescentes.



íconePode ser agressão física... O bullying acontece, em muitos casos, por meio de agressões físicas, de atos praticados que ferem fisicamente, como: chutes, empurrões, brincadeiras que machucam etc.



íconeMas também pode ser verbal...
Existem atitudes que machucam e magoam tanto quanto as agressões físicas: as chamadas de agressão verbal. Esta consiste em ameaçar ou intimidar alguém; humilhar por qualquer motivo; excluir; discriminar por cor, raça ou sexo; falar mal sem motivos, etc. Agressões verbais são mais comuns do que agressões físicas e, na escola, elas ocorrem com bastante frequência. Em muitos casos, as vítimas se sentem envergonhadas ou inseguras em denunciar.

ícone Fique ligado! É muito importante compreender como ocorrem as práticas de bullying, seja na escola ou em qualquer lugar que frequentamos. Saber mais sobre o assunto ajuda a identificar as situações para que possamos denunciá-las.



ícone
Como saber se estou envolvido com bullying? Todos nós podemos nos envolver com práticas de bullying, mesmo contra nossa vontade. Neste caso, podemos ser os agressores, as vítimas ou as testemunhas. Entenda um pouco mais sobre o perfil de cada um:


O agressor
É a pessoa que pratica bullying e normalmente, quer ser visto como o "popular" pelos colegas da escola. Em muitos casos, se sente poderoso e satisfeito em provocar o sofrimento do outro. No filme Bullying: provocações sem limites, Nacho é um típico agressor, ele provoca e maltrata Jordi sem motivo algum, assista a um trecho do filme.

A vítima
É muito comum que vítimas de bullying não reconheçam que sofrem esse tipo de agressão. Não há uma regra, mas na maioria dos casos, as vítimas tendem a ser mais frágeis que o agressor e, de forma geral, possuem características que os diferenciam da maioria de seus colegas de turma, o que pode motivar ainda mais a prática de bullying. Conheça os casos da Bianca e do Carlos.

As testemunhas
Todos nós podemos testemunhar práticas de bullying. De forma geral, elas são as pessoas que convivem com a violência ou que presenciam ações de violência, física ou verbal.


íconeFaça parte da mudança! Pequenas atitudes que podem ser valiosas:
Na escola ou em outro ambiente, informe a um adulto responsável sobre qualquer situação de bullying que você tenha testemunhado;
Se seu amigo sofre bullying, tente convencê-lo a procurar ajuda e faça-o se sentir mais à vontade no grupo.



Quer saber mais sobre o assunto, então navegue pelos links abaixo e pense sobre o assunto:

ícone cartilha
Cartilha: Vamos Falar Sobre Bullying?
ícone imagens
Charge: Bullying

ícone infográficos
Infográfico: Raio-X
do Bullying
logo teste
Teste: você é vítima de bullying?
ícone dicas
10 dicas para prevenir a violência na escola
Recomendar esta página via e-mail: