Alunos

Mulheres que fizeram história

imagem mulher
Saiba Mais sobre os símbolos que aparecem na imagem
Há várias versões para a origem do Dia Internacional da Mulher. Talvez, a mais conhecida, seja aquela que remete a um incêndio criminoso que acabou tirando a vida de 129 mulheres trabalhadoras numa fábrica de tecidos nos EUA.

Paralelo a isso, outros fatos importantes fizeram com que o dia 08 de março ficasse marcado pelo contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

Para comemorarmos esse dia, relembramos algumas das mulheres que fizeram história no mundo, seja por meio de seus atos ou conquistas. Você também pode colaborar com nossa lista!

Mulheres que fizeram história

Cleópatra - É uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade. Foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte.
Joana d’Arc - Francesa, heroína da Guerra dos Cem Anos. Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.

Carlota Joaquina - Espanhola que foi princesa do Brasil e rainha de Portugal por seu casamento com D. João VI de Bragança. Ficou conhecida como A Megera de Queluz, pela sua personalidade forte e porque foi isolada no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa por ter conspirado contra o príncipe.

Princesa Isabel - Foi a última princesa imperial do Brasil e regente do Império por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o imperador Dom Pedro II, e da imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Foi a terceira Chefe de Estado brasileira após sua avó Leopoldina e sua trisavó Dona Maria I. Aboliu através da Lei Áurea, a escravidão no Brasil.

Maria Quitéria - Militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Considerada a Joana d’Arc brasileira, é a ‘patrono’ do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.

Anita Garibaldi - Foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”. É considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da história.

Cora Coralina - Seu verdadeiro nome era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista. Cora Coralina é uma das principais escritoras brasileiras e um verdadeiro exemplo. Publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.

Carmen Miranda
- Cantora e atriz luso-brasileira, sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.

Princesa Diana - Nascida Diana Frances Spencer foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro da Rainha Elizabeth II. Após seu casamento tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo, admirada principalmente por seu trabalho de caridade, em especial por seu envolvimento no combate à AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres.

Maria da Penha - Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, é líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher, vítima emblemática de violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar.

Helena Kolody - Helena se tornou uma das poetisas mais importantes do Paraná. Ela praticava principalmente o haicai, que é uma forma poética de origem japonesa, cuja característica é a concisão, ou seja, a arte de dizer o máximo com o mínimo. Foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, em 1941.

Fonte consultada: O diário
Recomendar esta página via e-mail: