Alunos

O poder das redes sociais

As redes sociais também desempenham uma função importante ao possibilitar a discussão de assuntos de interesse social, político e econômico. Por meio delas, as pessoas divulgam opiniões e compartilham informações que podem causar grandes impactos na sociedade. Vamos relembrar alguns acontecimentos marcantes que ganharam força inicialmente nas redes sociais e se concretizaram fora delas.

ícone Barak ObamaYes, we can! - De acordo com especialistas, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, pode ser considerado o primeiro "presidente digital" do mundo. A atitude de Obama de estabelecer uma comunicação direta com o povo, por meio das redes sociais, revolucionou a forma de fazer campanha. Assista ao vídeo ao lado e entenda melhor como tudo isso aconteceu.
Get the Flash Player to see this player.

íconePrimavera Árabe - A relação das redes sociais com o movimento que ficou conhecido como Primavera Árabe também foi questão do Enem 2011. Na prova, a pergunta conduzia o candidato a refletir sobre qual foi o papel da internet no protesto árabe. As manifestações tinham por objetivo questionar os regimes autoritários e centralizadores que ocorriam em diversos países do Oriente Médio. A revolta e a organização dos manifestos tiveram início nas redes sociais.  
ícone twitter
Informação em tempo real - Ao publicarmos no twitter uma mensagem, pode ser reproduzida para milhões de pessoas e gerar grande repercussão. E é exatamente isso que o vídeo ao lado demonstra: a reação das pessoas no twitter antes, durante e logo após o anúncio da renúncia do ditador egípcio Mubarak. Para compreender o movimento que ocorre no twitter, você também pode navegar pela página Ano em Retrospectiva, que apresenta os fatos mais importantes que já bombaram nesta rede social.

Get the Flash Player to see this player.


Fatos como esses comprovam o poder de informação que essas redes desempenham. Por outro lado, junto a essas possibilidades de uso, temos também os riscos e perigos, e é sobre eles que falaremos na próxima página.

ícone página anterior
ícone voltar à página inicial

Voltar à página
inicial

Recomendar esta página via e-mail: