Alunos

O assunto é... Escolha profissional

É importante compreender que cursos técnicos não são cursos de Ensino Superior. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cursos de Ensino Superior abrangem bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.

Por sua vez, cursos técnicos são cursos de nível Médio, ofertados em formato integrado, concomitante ou subsequente. Esses formatos de curso são abertos a candidatos que tenham concluído o Ensino Fundamental; e para a obtenção do diploma de técnico é necessária a conclusão do Ensino Médio.

Para a professora Maira, uma modalidade não substitui a outra "um curso técnico pode ser um ponto de partida para outros conhecimentos que poderão ser adquiridos em um Curso Universitário".

Cursos Técnicos no Estado do Paraná

As escolas públicas do Estado do Paraná ofertam atualmente duas formas de cursos técnicos: integrado e subsequente:

- Integrado: para alunos egressos do Ensino Fundamental;
- Subsequente: para alunos egressos do Ensino Médio;
- PROEJA - Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

De acordo com Marilda Aparecida Diório Menegazzo3, atualmente 334 estabelecimentos de ensino, distribuídos em 170 municípios, ofertam essas modalidades de cursos técnicos.

Onde e como cursar?


Para os alunos que terminaram o Ensino Fundamental e Médio, e têm interesse em realizar um curso técnico, devem procurar as escolas que ofertam educação profissional, selecionar o curso pretendido e fazer a inscrição do processo classificador.

No Portal Dia a Dia Educação é possível encontrar informações sobre os cursos técnicos - aqueles que estão em destaque (negrito), são os oferecidos pelo Estado. Os interessados devem acessar o curso pretendido e verificar a escola e o município que o ofertam. Também podem entrar em contato com o Núcleo Regional de Educação de seu município ou com a própria Secretaria de Estado da Educação pelos telefones (41) 3340-1675/1678 e 0800-643-3340 (opção 3) - DET/SEED.


3. Marilda Aparecida Diório Menegazzo é diretora do Departamento de Educação e Trabalho que tem como responsabilidade os cursos técnicos profissionalizantes em nível médio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Página inicialícone 2 :: 3 :: 4 :: 5 :: 6 iconeúltima página
Recomendar esta página via e-mail: