Alunos

Notícias

21/08/2023

Rede estadual participa da 2ª edição da Maratona Tech com mais de 500 escolas

A Rede Estadual de Ensino do Paraná é destaque da 2ª edição da Maratona Tech, competição nacional que estimula o aprendizado em pensamento computacional e a cultura do protagonismo para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.

No total 582 escolas da rede (mais de 25%) se inscreveram nesta edição da maratona, ultrapassando, em números, as participações da edição passada, para a qual 129 instituições se inscreveram. O engajamento das escolas públicas do Paraná rendeu ao Estado posição no segundo lugar em número de inscritos, com mais de 203 mil, perdendo apenas para o Estado de São Paulo. Ao todo, devem participar da competição mais de 1 milhão de alunos.

Realizado pela ONG Associação Cactus, com apoio do Movimento Tech, o evento é formado por pessoas e organizações que desejam despertar jovens e adultos para as possibilidades da carreira em tecnologia; atuando também na capacitação e empregabilidade de novos brasileiros na indústria de tecnologia, fomentando novos empreendimentos.

Grandes marcas, como iFood, patrocinam o evento, cujo objetivo é levar a inovação para a sala de aula, desenvolvendo a aprendizagem dos jovens e conectando-os às tecnologias. Ao final, 300 estudantes e 75 escolas receberão prêmios, que vão desde medalhas e notebooks até bolsas de estudo e imersões em big techs e instituições de ensino de excelência.

“A exemplo da edição passada, quando 67 dos nossos alunos foram premiados ao fim do concurso, temos grande expectativa de que novamente a excelência da educação do Paraná fique em evidência e que os estudantes da rede estadual ponham em prática tudo o que já vêm aprendendo em sala”, reforça o secretário de estado da educação do Paraná, Roni Miranda. 

MARATONA TECH - Na primeira fase desta edição, que acontece durante todo o mês de agosto, os professores das instituições participantes lançaram desafios aos alunos dos ensinos fundamental e médio, nos quais projetos de pesquisa voltados à tecnologia deveriam ser desenvolvidos. As atividades são aplicadas em sala, e têm como foco o uso das tecnologias no mercado de trabalho.

Ao fim das atividades cinco alunos do ensino fundamental e cinco do ensino médio de cada escola, serão selecionados, e seguirão para a segunda etapa, que acontecerá durante o mês de setembro. O resultado desta primeira fase deve ser divulgado ainda na primeira semana, também de setembro.

Já na segunda fase, o foco dos desafios será o módulo de Pensamento Computacional e Lógico. As atividades serão realizadas remotamente e classifica os alunos que disputarão a final da maratona. 

PREMIAÇÃO - Os estudantes com os melhores resultados receberão medalhas e bolsas para a continuidade dos estudos. Ao todo serão distribuídas 100 medalhas: 10 medalhas de ouro, 20 medalhas de prata e 70 medalhas de bronze. Além de cursos de imersão em tecnologia, os 10 primeiros colocados também serão premiados com notebooks.


Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 18/08/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.