Alunos

Informativos

14/03/2023

Leia Paraná já teve 252 mil livros emprestados na primeira semana no ar

Uma das novas plataformas educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) para o ano letivo de 2023, o Leia Paraná já teve boa adesão de professores e estudantes na primeira semana completa em que esteve à disposição da rede e liberada para uso integral, entre 27/02 e 03/03. 

A plataforma digital de leitura, disponível tanto para dispositivos móveis pelo app (no Google Play) quanto para computadores pelo site, é gratuita para todos os estudantes da rede estadual, desde o 6º ano do fundamental até o fim do ensino médio.

Na primeira semana foram quase 175 mil usuários únicos, mais de 252 mil livros emprestados e um total de 295 mil horas de leitura na plataforma. São 60 e-books (livros digitais), sendo 30 títulos para cada etapa de ensino (fundamental anos finais e médio), com acesso on-line e offline.

“É mais uma ferramenta à disposição do professor e do estudante, para que ele possa aprimorar a aprendizagem. Estou recebendo várias mensagens de professores e até de alunos dizendo que gostaram da plataforma e que está funcionando muito bem. O aluno lê na escola, pode ler em casa, em qualquer lugar com um celular ou um computador. O importante é a leitura, e a gente quer despertar esse hábito nos nossos estudantes”, diz o secretário da Educação, Roni Miranda.

Além de fomentar o gosto pela leitura e desenvolver competências leitoras, o programa estará integrado pedagogicamente à nova organização da matriz curricular, como nas novas aulas de Redação e Leitura dos anos finais do ensino fundamental, e também à plataforma já existente, a Redação Paraná. A leitura será acompanhada por diversas atividades de avaliação.

A professora Daiane Bacchi Zolet Vieira, do Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, já utilizou e está gostando da novidade. “Os alunos do 6º ano estão amando. Fizemos reunião com os pais para apresentar a plataforma e gostaram bastante também. Uma vez logados, eles já estão usando bem a plataforma. É uma geração que já nasceu com toda essa tecnologia”, diz ela, que além das aulas de Redação e Leitura para o fundamental, também dá aulas de Língua Portuguesa para turmas do médio.

“Ler é essencial e a plataforma veio para agregar. Fica muito mais fácil trabalhar aulas com todos a partir da mesma obra, por exemplo”, finaliza.

Acessibilidade e diversidade — A plataforma tem recursos inclusivos como os audiolivros para estudantes cegos ou de baixa visão, fonte específica para estudantes com dislexia e modo escuro e outras possibilidades de alterar o fundo da tela para quem tem daltonismo. Também é possível entrar em clubes de leitura, grifar partes e fazer anotações.

A proposta com o novo programa é fortalecer o hábito de ler entre os estudantes nas diversas áreas do conhecimento, dando autonomia para escolher o(s) livro(s) de sua preferência. Para isso, a Seed-PR selecionou títulos com ampla diversidade temática e áreas de conhecimento, contemplando também best-sellers e livros buscados por crianças e adolescentes, com adequação à faixa etária (11 aos 18 anos).

As obras vão desde clássicos da literatura, como “A volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne, ou “Romeu e Julieta", de William Shakespeare, até quadrinhos, passando por biografias, ficção, romances e livros com conteúdo técnico, ou seja, para todos os gostos. 

A diversidade dos títulos também é de gênero (34 autores e 26 autoras) e de nacionalidade, com obras de todos os continentes, com predominância nacional (20 das 60), desde Monteiro Lobato, com “Emília no País da Gramática”, até escritoras jovens como Bruna Vieira e seu romance contemporâneo “De volta aos quinze”.

Algumas das obras também são conhecidas por terem virado filmes, como “Orgulho e Preconceito” (Jane Austen) e “Os meninos que enganavam nazistas” (Joseph Joffo). Outras foram adaptadas para séries de streaming, como “Anne de Green Gables” (Lucy Maud Montgomery) a “Anne with an E” ou “Ana com A” nas telas.

O investimento no programa para 2023 é de R$ 5,2 milhões, tanto para o uso da plataforma por todos os estudantes quanto para a licença das obras selecionadas.



Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 07/03/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.