Alunos

Notícias

06/02/2023

Alunos de Campina Grande do Sul comemoram um ano da entrega do emblemático colégio da cidade

Há um ano, estudantes de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, ganharam uma escola muito sonhada por eles e seus pais. O ano letivo de 2022 começou com aulas ao lado da casa dos alunos, no novo , instalado na localidade rural de Ribeirão Grande e inaugurado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 16 de fevereiro.

A unidade era aguardada há muito tempo, mas estava entre as diversas escolas que tiveram obras paralisadas em decorrência da Operação Quadro Negro, que apontou desvio de recursos na construção de colégios estaduais, em 2015. Ela também faz parte da série de unidades que, na primeira gestão de Ratinho Junior, tiveram obras retomadas, concluídas e entregues à comunidade escolar.

“É um sonho para a comunidade, um sonho que só foi possível graças ao governador e ao prefeito Bihl Zanetti. Eles se organizaram e viabilizaram a construção, uma conquista para os nossos alunos, que até então ficavam duas horas no ônibus no período da manhã, saíam às 5h30 de casa e só chegavam de volta às 14h”, relata o diretor Fábio Gonçalves Krajewski sobre a rotina de alunos e alunas antes da entrega.

 “Hoje eles vêm a pé. Tenho 405 estudantes e 200 são aqui do bairro. Os demais vêm de ônibus, mas levam no máximo 30 minutos para chegar aqui. Isso aumentou a autoestima dos nossos alunos e a qualidade do ensino”, complementa.

O novo colégio de 2.350 metros quadrados, com sete salas de aula, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, cozinha, refeitório, sala de educação física, sala multiuso, casa do zelador e laboratórios de ciência e informática, fica às margens da rodovia BR-116 (Régis Bittencourt), distante 50 quilômetros do centro de Campina Grande do Sul e a pouco mais de 30 quilômetros da divisa com o estado de São Paulo.

“Essa escola foi um presente. Quando minha filha Vitórya saiu da escolinha municipal, ao final do 5° ano do ensino fundamental, a gente ficou torcendo para sair a escola, para minha filha não precisar pegar transporte. Ia ficar muito longe, mais de 30 quilômetros", diz a Ketelim Kauana Silva, mãe de Vitorya.

No ano passado, a menina, de 11 anos, iniciou o 6° ano do ensino fundamental já na Danilo Zanona, três minutos a pé de sua casa. “Tem um monte de coisa nova. As salas são muito boas, agora tem televisão [Educatron]. Gosto muito da biblioteca também, dos professores e da merenda. A tia Dirce faz bastante coisa para a gente”, diz a aluna, que agora vai para o 7° ano.

EQUIPAMENTOS – Para montar o colégio em 2022 foram entregues mais de 1,4 mil itens de mobiliário com investimento aproximado de R$ 145 mil, entre armários, conjuntos escolares para estudantes, para professor e para o refeitório, mesas e cadeiras para área administrativa, para biblioteca e para laboratório de informática, bebedouros, refrigerador, freezer, fogão, pratos e talheres em inox (garfos, colheres e facas).

Ao longo de 2022 o colégio recebeu 10 Educatrons (kits compostos por smart TV 43, computador, webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável, para ser usado nas salas de aula e laboratórios). Neste começo do ano letivo de 2023 irá receber 22 novos computadores, além de 11 chromebooks e kits de robótica. Ao todo, esse investimento em novos equipamentos é de R$ 160 mil.

Alunos comemoram um ano de entrega doColégio Estadual do Campo Professor Danilo Zanona Ribeiro



Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 06/02/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.