Alunos

Notícias

03/05/2019

Scratch Day 2019

Você sabe o que o Scratch?

O Scratch é um software de programação em blocos desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets, o MIT. Com ele, é possível programar on-line e off-line, criando jogos, animações, histórias interativas - de qualquer disciplina -, de forma simples e lúdica.


A minha escola pode participar?

A sua escola também pode organizar o Scratch Day durante qualquer dia do mês de maio (ou mesmo em outro mês). Basta se cadastrar no site https://day.scratch.mit.edu e registrar o seu evento. Comunique-se com o assessor(a) em tecnologia educacional do seu NRE, que poderá lhe dar dicas e auxiliar na organização e definição das atividades a serem desenvolvidas.

Na página Scratch Day Seed-PR, você encontrará várias explicações, dicas e materiais para organizar o evento em sua escola e para divulgá-lo na comunidade. Você poderá consultar também os sites Scratch na Prática e Scratch Day Toolkit (um material de divulgação produzido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, MIT Media Lab e a Fundação Lemann), e descubrir dicas e recursos pedagógicos para utilizar em seu Scratch Day.


No Seed Lab também tem...

No próximo dia 10 de maio ocorre em Curitiba, no Seed Lab, o Scratch Day 2019 - um dia de celebração ao Scratch - e também um momento de aprendizado criativo e divertido, ideal para aproximar os jovens e a comunidade escolar no trabalho com tecnologia, inspirando pessoas a criar e a compartilhar projetos criativos.

Pra quem ainda não conhece, o Scratch é um software desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) que permite a programação por meio do encaixe de blocos. Com ele é possível programar de forma simples, lúdica e criar jogos, animações e histórias interativas em qualquer disciplina, nas versões on-line e off-line. Além disso, o Scratch conta com uma comunidade de aprendizagem criativa que contém mais de 30 milhões de projetos realizados por diversas pessoas no Brasil e no mundo.

Seed Lab - A edição 2019 do Scratch Day da Secretaria de Educação do Paraná será aberta às escolas de Curitiba e Região Metropolitana e comunidade.

Para as escolas que tiverem interesse em participar do Scratch Day no Seed Lab 2019, é necessário preencher o “Formulário Escola” e encaminhar para o e-mail seedlab@escola.pr.gov.br  até 08/05/2019.

O Seed Lab oportunizará três espaços, que contarão com atividades sobre computação criativa, pensamento computacional, robótica e atividades artísticas para crianças de todas as idades.
O endereço do Seed Lab é Rua Salvador Ferrante, 1.651 no bairro Boqueirão (Curitiba), e o horário das atividades será das 9h às 11h 30min e das 14h às 16h 30min.

Registre fotos, vídeos e compartilhe nas redes sociais os projetos criados pelos seus alunos e pela sua escola por meio das hashtags #scratchdaypr e #scratchday e compartilhe com a Seed esta celebração.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.