Alunos

Notícias

11/04/2019

Secretaria oferece cursos gratuitos de 9 idiomas

Assessoria de Comunicação/Seed

- A secretaria tem cursos de nove línguas estrangeiras: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano, além de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes e de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), nas escolas estaduais, por meio do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem).

- Exceto o Português para Falantes de Outras Línguas, que é destinado principalmente para os migrantes e refugiados, as demais línguas são ofertadas de acordo com os seguintes percentuais de vagas: 70% para estudantes da educação básica, 10% para professores e funcionários e 20% para a comunidade.


Dicas para aprender um novo idioma com mais facilidade!


- Os cursos são ofertados em escolas estaduais. Entre outubro e dezembro, os interessados deverão entrar em contato com a escola para verificar quais cursos a escola oferta e dependendo da instituição, já faz a matrícula ou a pré-matrícula, que são efetivadas entre os meses de dezembro e janeiro.

- Os cursos têm duração de um ano e carga horária de 160 horas-aula. São aulas semanais de 50 minutos, ofertadas duas vezes por semana no turno da manhã, tarde e noite, de acordo com o estabelecimento de ensino.

- Os estudantes do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas que apresentarem frequência mínima de 75% e média igual ou superior a 6,0 recebem um certificado com as especificações do curso, registros de avaliação, carga horária e frequência.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 05/04/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.