Alunos

Notícias

14/11/2018

Cursos profissionalizantes recebem inscrições até segunda (19)

Assessoria de Comunicação/Seed

Estão abertas até segunda-feira (19) as inscrições para os 54 Cursos Técnicos e o Curso de Formação de Docentes da Secretaria da Educação do Paraná. São 26.800 vagas disponíveis em 183 municípios.

Interessados devem procurar as instituições de ensino que ofertam os cursos, levando original e cópia do RG, CPF e histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino ou de aluno em curso, Declaração de Vacinação para alunos menores de 18 anos, além de comprovante de renda familiar e, no caso de bolsistas da rede particular, uma declaração emitida pela instituição de ensino. Os cursos são totalmente gratuitos.

“Alguns cursos, como o técnico em administração e o técnico em informática possuem um mercado de trabalho amplo, com vagas em várias regiões do estado, e perspectiva de crescimento. Mas também temos uma oferta variada de cursos profissionalizantes voltados para a realidade econômica de localidades específicas”, explica a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Candida de Carvalho Junqueira.

Os cursos técnicos são ofertados em duas formas: integrados, combinando disciplinas técnicas e disciplinas da base comum (Língua Portuguesa, Matemática, Arte, etc) ao longo de quatro anos, e disponíveis para alunos que concluíram somente o ensino fundamental; e subsequentes, em que estudantes que já concluíram o ensino médio podem cursar apenas as disciplinas técnicas, com duração de 1 a 2 anos, de acordo com o curso.

O curso de Formação de Docentes, antigamente conhecido como Magistério, é um curso profissionalizante que forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Ele tem duração de quatro anos e é integrado ao ensino médio, estando disponível para quem concluiu somente o ensino fundamental.

Atualmente estão matriculados 25.615 estudantes nos cursos técnicos integrados, 28.459 nos cursos técnicos subsequentes e 16.278 no Curso de Formação de Docentes, em um total de mais de 70 mil pessoas cursando a educação profissionalizante na rede estadual do Paraná.

INSCRIÇÕES – Algumas instituições de ensino e os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs), Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (CEEPA), Colégios Agrícolas Estaduais (CAEs) e Centro Estadual Florestal de Educação Profissional (CEFEP), realizam inscrições online, diretamente na página de cada instituição na internet. Nas demais, as inscrições devem ser feitas presencialmente.

Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, os candidatos participam de um processo classificatório, que segue critérios sociais e técnicos.

A relação dos municípios, estabelecimentos de ensino e cursos técnicos está disponível no link: www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=49

Já a relação dos colégios com Formação de Docentes se encontra no link: www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=137

A instituição de ensino deve organizar uma palestra e oferecer aos candidatos informações acerca do currículo do curso escolhido e perfil do profissional certificado. O interessado é informado no ato da inscrição a data e o local da atividade.

As aulas começam no dia 14 de fevereiro de 2019.

ENCCEJA - Participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Ensino Médio que obtiveram nota mínima nas quatro áreas de conhecimento e na redação, podem se inscrever nos cursos técnicos subsequentes, apresentando Boletim de Desempenho impresso, além dos demais documentos normalmente exigidos.

Quem realizou o Encceja apenas nas áreas que precisava para concluir o Ensino Médio também pode fazer a inscrição, mas deve apresentar documentação que comprove a conclusão das demais disciplinas, como resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) até 2016, declaração de proficiência em edições anteriores do Encceja ou dos Exames da EJA Online da Secretaria da Educação do Paraná, ou resultados da Educação de Jovens e Adultos cursada regularmente.

Os resultados do Encceja 2018 para o Ensino Médio foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia do Ministério da Educação, nesta segunda-feira (12) e podem ser consultados na página http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

TRABALHO – Os cursos profissionalizantes são uma porta de entrada para o mercado de trabalho para muitos estudantes. Os profissionais formados no curso técnico em Logística, por exemplo, encontram vagas em empresas e indústrias de vários setores.

“Temos indústrias grandes na área automobilística em São José dos Pinhais, e muitas empresas que prestam serviços terceirizados a elas. Todas trazem oportunidades para nossos estudantes do curso técnico em Logística”, explica Isaías Evangelista, coordenador de curso do Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais.

“Estudantes já conseguiram vagas durante visitas técnicas a empresas, já tivemos um gerente de empresa oferecendo vagas para nossos alunos durante um evento no colégio, enquanto fazia sua apresentação. Sempre aconselho os estudantes a carregarem seus currículos consigo, o tempo todo”, conta Isaías. De acordo com ele, empresas inclusive entram em contato com o colégio procurando indicações de estudantes ou profissionais da área, com oferta de emprego ou estágio.

O Colégio Estadual Costa Viana está com inscrições abertas para os cursos técnico em Administração (integrado e subsequente), técnico em Logística (integrado e subsequente), técnico em Recursos Humanos (subsequente), e o Curso de Formação de Docentes.

LISTA – Confira a lista completa de cursos técnicos disponíveis para 2019 na rede estadual:

Curso Técnico em Administração
Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Curso Técnico em Agroecologia
Curso Técnico em Agroindústria
Curso Técnico em Agronegócio
Curso Técnico em Agropecuária
Curso Técnico em Alimentos
Curso Técnico em Análises Clínicas
Curso Técnico em Biotecnologia
Curso Técnico em Celulose e Papel
Curso Técnico em Comércio Exterior
Curso Técnico em Contabilidade
Curso Técnico em Cozinha
Curso Técnico em Cuidados de Idosos
Curso Técnico em Desenho de Construção Civil
Curso Técnico em Design de Interiores
Curso Técnico em Edificações
Curso Técnico em Eletroeletrônica
Curso Técnico em Eletromecânica
Curso Técnico em Eletrônica
Curso Técnico em Eletrotécnica
Curso Técnico em Enfermagem
Curso Técnico em Estética
Curso Técnico em Eventos
Curso Técnico em Farmácia
Curso Técnico em Florestas
Curso Técnico em Guia de Turismo
Curso Técnico em Hospedagem
Curso Técnico em Informática
Curso Técnico em Informática para Internet
Curso Técnico em Logística
Curso Técnico em Manutenção Automotiva
Curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática
Curso Técnico em Mecânica
Curso Técnico em Mecatrônica
Curso Técnico em Meio Ambiente
Curso Técnico em Nutrição e Dietética
Curso Técnico em Portos
Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo
Curso Técnico em Prótese Dentária
Curso Técnico em Publicidade
Curso Técnico em Qualidade
Curso Técnico em Química
Curso Técnico em Recursos Humanos
Curso Técnico em Redes de Computadores
Curso Técnico em Saúde Bucal
Curso Técnico em Secretariado
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Curso Técnico em Serviços Jurídicos
Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável
Curso Técnico em Transações Imobiliárias
Curso Técnico em Turismo
Curso Técnico em Vendas
Curso Técnico em Vestuário

Esta notícia foi publicada em 14/11/2018 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.