Alunos

Notícias

11/05/2018

Educação promove inclusão feminina na programação digital

Assessoria de comunicação/Seed

A Secretaria de Estado da Educação promove ao longo dessa sexta-feira (11), em Curitiba, o movimento Scratch Day Paraná para a comunidade escolar. O evento, “Programação também é coisa de menina!” visa ampliar o acesso das mulheres ao mercado de informática. Através de exposições e salas temáticas, professores, pais, alunos e demais representantes da comunidade escolar têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo da programação.

O scratch é um software de programação em blocos desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), dos Estados Unidos. Durante o dia de atividades, que acontece no laboratório de aprendizagem criativa da Secretaria da Educação (SEED Lab), no bairro Boqueirão, serão montadas seis salas scratch com as temáticas de música, games, formação de professores, computação física, família e desplugado, com homenagens a mulheres que se destacaram no mundo da programação.

“Percebemos, ainda hoje, um número pequeno de mulheres em áreas como engenharia, matemática e tecnologia, por, culturalmente se considerar que este é um universo exclusivamente masculino. No entanto várias mulheres são responsáveis por descobertas e contribuições fundamentais para o nosso desenvolvimento tecnológico atual. Por isso, neste Scratch Day escolhemos esse tema para estimular nossas estudantes a romperem com este mito", explicou o chefe do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE), Eziquiel Menta.

Nas salas temáticas, os visitantes terão a oportunidade de ingressar no mundo da programação on-line e off-line, conforme sua aptidão, por meio de música, jogos, animações, entre outros, de maneira simples, criativa e lúdica. “Os espaços foram organizados para atender a todos os visitantes, divididos em salas temáticas, cada uma abordando o Scratch por uma perspectiva diferente. As salas contam com atividades desenvolvidas para família, para quem gosta de jogos ou música, para fomentar a discussão da formação de professores, além de computação física e programação “desplugada"”, completou Menta.

PROGRAMA-SE – O Scratch Day Paraná acontece nesta sexta-feira (11) das 9 horas ao meio dia e das 13 horas às 16h30min, no Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais, no bairro Boqueirão. Nas escolas as ações serão desenvolvidas ao longo do mês. “Cada professor terá liberdade para trabalhar o movimento scratch em sua escola com os colegas, alunos e com a comunidade”, disse a coordenadora de Tecnologias Educacionais, Eguimara Branco.

“Por meio da programação, é possível aprender coisas novas, pensar de forma criativa, trabalhar de forma colaborativa, resolver problemas, desenvolver o raciocínio lógico e formar jovens fluentes em novas linguagens”, reforçou Eguimara.

O Scratch Day acontece no mundo todo nesse sábado (12). Em 2017, o Estado do Paraná foi o lugar que mais teve participação scratch no mundo.

Serviço
Data: sexta-feira (11)
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 16h30
Local: Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE)
Rua Salvador Ferrante, 1.651 - Bairro Boqueirão – Curitiba.
https://sites.google.com/escola.pr.gov.br/scratchdayseedpr



Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 10/05/2018. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.