Alunos

Notícias

17/05/2017

Última semana para inscrições no Enem 2017

Assessoria de Comunicação/Seed

Terminam nesta sexta-feira (19), às 23h 59min, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, o Paraná já conta com 154.314 inscritos.

Interessados devem acessar a página http://enem.inep.gov.br/participante/ e preencher formulário que inclui número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), número da identidade, dados pessoais e endereço. Durante o processo é possível solicitar atendimento especializado para realização das provas, no caso de deficiências ou condições especiais, ou atendimento específico, para estudantes internados em hospitais, por exemplo. A inscrição também exige um e-mail para envio de notificações futuras sobre a realização das provas.

Alunos da rede pública de ensino concluindo o ensino médio este ano estão isentos da taxa de inscrição, que foi reajustada para R$ 82 nesta edição do exame. Participantes que não puderem usar o benefício devem pagar até o dia 24 de maio.

CONTEÚDO - O exame será aplicado nos dois primeiros domingos de novembro, ao contrário de anos anteriores, quando era realizado em apenas um fim de semana.

No primeiro dia os participantes terão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e a redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.

No segundo domingo serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Cada prova possui 45 questões de múltipla escolha.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado por programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A partir deste ano, o Enem não pode mais ser utilizado para certificação do ensino médio, para participantes que ainda não haviam concluído essa etapa de sua educação.

SERVIÇO
Inscrições: de 08 a 19/05
Pagamento da taxa de inscrição: 24/05
Provas: 05 e 12/11
Site oficial: http://enem.inep.gov.br/participante/

Esta notícia foi publicada em 16/05/17 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.