Alunos

Notícias

12/04/2017

Rede estadual está isenta da nova taxa do Enem

Assessoria de Comunicação/Seed

Foi publicado nesta segunda-feira (10) o edital n.º 13/2017 que estabelece as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para este ano. As inscrições começam no dia 08 de maio e vão até o dia 19, e serão feitas exclusivamente pela internet, na página enem.inep.gov.br/

O Enem avalia a totalidade do conhecimento dos estudantes na conclusão do ensino médio, sendo aplicado nos dois primeiros domingos de novembro. Nas edições anteriores as provas eram realizadas no mesmo final de semana, mas agora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação, incluiu um intervalo entre elas, após consulta pública.

No primeiro dia os participantes terão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e a redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.

No segundo domingo é a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Cada prova possui 45 questões de múltipla escolha.

TAXA – Para realizar a inscrição o interessado deve informar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de seu documento de identidade, além de um endereço de e-mail para receber notificações do INEP posteriormente.

A taxa de inscrição do ENEM foi reajustada para R$ 82, mas estão isentos do pagamento todos os alunos da rede estadual paranaense que estão concluindo o ensino médio este ano, matriculados em qualquer modalidade.

Demais participantes do exame devem pagar a taxa até o dia 24 de maio.

PROGRAMAS – O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado por programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A partir deste ano o Enem não pode mais ser utilizado para certificação do ensino médio, para participantes que ainda não haviam concluído essa etapa.

SERVIÇO:
Inscrições: 08 a 19/05/17
Pagamento: 24/05/17
Provas: 05 e 12/11/17
Edital do Enem 2017

Esta notícia foi publicada em 11/04/17 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.