Alunos

Notícias

28/03/2017

Começa o Parlamento Jovem Brasileiro 2017

Assessoria de Comunicação/Seed

Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2017 até o dia 09 de junho. Podem participar alunos matriculados e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do ensino médio, com idades entre 16 e 22 anos. Estudantes do 4º ano do ensino médio integrado também podem participar.

Cinco jovens paranaenses serão selecionados para vivenciar a rotina de um deputado federal na Câmara dos Deputados em Brasília, durante uma semana em setembro, com todas as despesas pagas. As atividades incluem participar de comissões temáticas, discutir matérias legislativas e votar em projetos de lei no plenário.

Interessados devem elaborar um Projeto de Lei de própria autoria sobre qualquer tema de interesse nacional, mas preferencialmente que se encaixe em uma das comissões do PJB: Agricultura e Meio Ambiente; Economia, Emprego e Defesa do consumidor; Saúde e Segurança Pública; Educação; Cultura, Esporte e Turismo; e Direitos Humanos e Minorias.

Para auxiliar o estudante na elaboração do projeto, a Câmara oferece gratuitamente o curso a distância “PJB: Como elaborar um projeto de lei?”. Com 10 horas de duração, ele inclui informações sobre o próprio programa, o poder legislativo e a criação de leis.

Os projetos dos estudantes serão encaminhados à Secretaria da Educação do Paraná para pré-seleção, acompanhados pela documentação exigida no regulamento do PJB. As informações completas estão disponíveis na página do Parlamento Jovem, bem como material de apoio para os participantes e inclusive para professores que desejem trabalhar o tema em sala de aula: www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem

PARTICIPAÇÕES – As escolas da rede estadual costumam conquistar a maioria das vagas, tendo ocupado todas as cinco em algumas ocasiões.

Em 2012, um dos participantes foi Geovane Couto da Silveira do Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, em Colombo, com o projeto de lei “Cria o Exame Nacional de Avaliação para Docentes da Rede Pública de Ensino”. “Agora nós vamos levar essa experiência para outros alunos das escolas do município com palestras. É necessário que todos tenham essa consciência política brasileira”, disse na época.

Dois anos depois foi a vez de uma veterana no Congresso Nacional, Jhenifer Mezzomo Spagnol, do Colégio Estadual Euclides da Cunha, em Matelândia. Ela participou do Parlamento Jovem Brasileiro com o projeto “Determina a aposentadoria do agricultor, ou produtor rural, por tempo de serviço na atividade agrária”. Antes da experiência como deputada jovem, Jhenifer já havia sido uma senadora jovem, em iniciativa semelhante desenvolvido pelo Senado Federal. “Agora, depois dessas duas experiências, tenho uma visão mais ampla sobre o Legislativo. Foi uma experiência muito boa, vi uma diversidade de ideias e sotaques na Câmara Federal. Às vezes o que é importante para um não importa tanto para outro. Aprendi a respeitar essa diferença de ideias”, afirmou a estudante.

Em 2016 o Paraná foi destaque ao conquistar a presidência do PJB. Desireé Silva Leão, do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina, foi eleita com 55 votos dos 78 possíveis. “Foi uma experiência incrível, mas o mais importante é poder dar voz a toda juventude brasileira no Parlamento Nacional”, disse a aluna no ano passado. Seu projeto previa autonomia para as escolas públicas elevarem gradativamente a nota para aprovação na educação básica.

Esta notícia foi publicada em 28/03/17 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.