Alunos

Notícias

19/01/2017

Notas do Enem estão disponíveis para consulta

Assessoria de Comunicação/Seed


O Ministério da Educação (MEC) divulgou nessa quarta-feira (18) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem fazer a consulta no endereço enem.inep.gov.br/participante mediante login e senha pessoal.

A pontuação no exame pode ser usada pelos candidatos em programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidade públicas, e Programa Universidade para Todos (ProUni). O Enem também classifica os melhores candidatos para bolsas de intercâmbio através do programa Ciências sem Fronteira e contratos com o Financiamento Estudantil (Fies).

O Ministério da Educação também divulgou as datas para inscrições no Sisu (24 a 27 de janeiro), ProUni (30 de janeiro a 2 de fevereiro) e Fies (6 a 9 de fevereiro).

Consulta – O MEC também disponibilizou no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) uma consulta pública para que os brasileiros opinem sobre mudanças na aplicação do exame. Os participantes também podem dar sugestões de como melhorar o exame. A consulta está disponível no endereço (www.inep.gov.br) até o dia 10 de fevereiro.

Certificação – Os candidatos que fizeram as provas do Enem podem solicitar o certificado de conclusão do ensino médio. Para a certificação é necessário ter 18 anos completos e ter atingido a pontuação mínima exigida em cada área do conhecimento. “A certificação garante ao aluno a continuidade dos estudos no ensino superior. Inclusive o acesso a bolsas e programas que permitem a entrada em faculdades e universidades”, comentou a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Marcia Dudeque.

Já os candidatos que não atingiram a pontuação mínima em uma ou mais áreas do conhecimento podem aproveitar as notas do exame para efetuar as matrículas nos Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos (CEEBJA) ou escolas que ofertam o ensino médio na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA) para conclusão das disciplinas que não atingiram as notas exigidas.

Para acessar a lista das escolas credenciadas e para o requerimento.

Esta notícia foi publicada em 18/01/17 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.