Alunos

Notícias

20/12/2016

Aluna fica em 1º lugar na Olimpíada de Língua Portuguesa

Assessoria de Comunicação/Seed

A estudante Amábile Vitória dos Santos, 13 anos, do 8° ano, do Colégio Estadual Cecília Meireles, em Ubiratã (no Centro-Oeste do Estado), foi uma das cinco vencedoras da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Amábile foi a única aluna paranaense vencedora dessa edição que reuniu cerca de170 mil estudantes da rede pública de ensino de todo o país.

Ela venceu a categoria Memórias Literárias, para alunos do 7° e 8° anos do ensino fundamental. A redação da estudante seguiu o tema proposto pelo concurso que teve como objetivo resgatar a memória literária da comunidade onde os alunos vivem. “Meu vizinho Nipônico”, texto produzido pela aluna, narra, em primeira pessoa, memórias dos moradores de Ubiratã, que utilizavam diversos serviços prestados por um morador de origem japonesa em um caminhão de carga.

Como prêmio, a estudante recebeu um tablet, por chegar à fase final, e um notebook por ficar em primeiro lugar na categoria. Já a escola vai receber 10 computadores, uma impressora, um projetor, um telão para projeção, livros e uma placa de menção honrosa. “Além de levar um pouco da nossa história para o resto do país, de representar a educação pública do Paraná, ela está ajudando a escola porque esses materiais vão fazer a diferença nas atividades da escola”, disse a orientadora da pesquisa, Aparecida Torres Barroso, que também foi premiada com um tablet e um notebook.

A competição foi dividida em cinco fases. Na etapa nacional foram selecionadas as 38 melhores produções de cada gênero que serão publicadas em um livro. Nessa edição, os estudantes paranaenses conquistaram o melhor desempenho da sua história. Dos 152 finalistas, 13 eram do Paraná.

OLIMPÍADA - A Olimpíada de Língua Portuguesa é dividida entre as categorias de poema, para estudantes do 5° e 6° ano do ensino fundamental, memórias literárias, para o 7° e 8° ano, também do ensino fundamental, crônica para os alunos que estão no 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio, e artigo de opinião para os estudantes do 2° e 3° ano do ensino médio.

O objetivo do concurso é aprimorar a didática dos profissionais da disciplina para desenvolver habilidades de escrita em seus alunos e contribuir com a qualidade do ensino público.

Os semifinalistas são premiados com medalhas e direito a participação em oficinas culturais. Já os finalistas recebem medalhas e um tablet. As escolas também são contempladas com placas de homenagem pela participação e os professores orientadores recebem um notebook. Os cinco primeiros colocados de cada categoria serão premiados com medalhas, um notebook e uma impressora.

A Olimpíada é realizada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Ainda tem parcerias com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e Canal Futura.

Esta notícia foi publicada em 19/12/16 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.