Alunos

Notícias

10/11/2015

Alunos apresentarão trabalhos na Ficiencias

Assessoria de Comunicação/Seed

Alunos de 28 escolas da rede estadual de ensino participarão da 4° edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), que acontece terça-feira e quarta-feira (10 e 11), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O encontro vai reunir trabalhos científicos realizados por alunos da rede estadual, particular e ensino superior.

A Secretaria de Estado da Educação é uma das parceiras da Ficiencias, que é realizada pela Itaipu. A feira reúne trabalhos divididos em sete categorias: ciências exatas, ciências humanas, ciências da saúde, ciências biológicas, ciências agrárias, ciências sociais e engenharia. Ao final do evento as pesquisas serão examinadas por uma banca avaliadora. Os trabalhos mais bem avaliados serão acompanhados por professores do ensino superior para a continuidade das pesquisas.

Além de incentivar o gosto pela pesquisa científica, a iniciativa proporciona aos estudantes e professores a oportunidade de trocas de experiências e conhecimentos com acadêmicos de diferentes cidades do Brasil, Argentina e Paraguai.

MEIO AMBIENTE – Foi com esse objetivo que os alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Campos Sales, de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolvem há um ano projeto “Fazer o bem, que mal tem”.

Orientados pelas professoras Flávia Elisa Zornoff, de Química, e Luciana Ceccon Mocelin, de Biologia, os estudantes desenvolveram um sistema hidráulico para bombeamento por pressão e um filtro para tratamento de água dos rios da região. “Começamos observando o trajeto de casa para a escola e percebemos que alguns rios estavam poluídos e que aquela água não era usada. Então desenvolvemos o dispositivo para a captação e filtragem da água para uso doméstico, como lavar calçada, por exemplo”, contou a aluna Maiara Bianca da Rosa, 17 anos, que fez a pesquisa junto com os colegas Bruna Evelyn dos Reis, 17 anos, e Vitor Ricardo de Sousa, também de 17 anos.

A pesquisa feita pelos estudantes tem como objetivo estimular a preservação dos mananciais da região e o uso consciente da água tratada. “A nossa ideia é cuidar do meio ambiente e contribuir para economia da escola e comunidade evitado o desperdício de água potável”, disse Maiara.

Com materiais reciclados, os estudantes desenvolveram um carneiro hidráulico, dispositivo que bombeia água por pressão. O experimento conta ainda com um filtro à base de carvão ativado, que remove impurezas presentes na água, feito com pinhas de pinus e folhas de araucárias, árvores típicas da região. “A nossa comunidade possui áreas de proteção ambiental e por isso sempre procuramos trabalhar com questões relacionadas a esse tema em sala de aula, para criar nos alunos essa responsabilidade com o meio ambiente”, explicou Flávia.

SERVIÇO:

Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias)
Onde: Parque Tecnológico Itaipu – PTI. Foz do Iguaçu
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6731
Quando: Terça-feira (10) e quarta-feira (11)
Outras informações: www.ficiencias.org.br

Esta notícia foi publicada em 09/11/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.