Alunos

Informativos

18/08/2015

Reitor da UFPR esclarece: greve não prejudicará inscrições para vestibular, que prosseguem até 14 de setembro

Aurélio Munhoz/Assessoria de Comunicação

As inscrições para o Processo Seletivo UFPR 2015-2016 podem ser feitas até 14 de setembro no site do Núcleo de Concursos e não serão prejudicadas com a paralisação deflagrada pelas categorias de servidores técnicos e docentes.

Quem esclarece é o reitor Zaki Akel Sobrinho, que tranquilizou os candidatos quanto às inscrições. “O Núcleo de Concursos tem estrutura própria que independe da greve. Os candidatos podem fazer suas inscrições normalmente”, afirmou.

O vestibular será promovido em duas fases: a primeira em 8 de novembro (prova de Conhecimentos Gerais) e a segunda em 6 de dezembro (prova de Compreensão e Produção de Textos) e 7 de dezembro (para os cursos que têm provas específicas). No ano passado, 57 mil candidatos se inscreveram para o Processo Seletivo da UFPR, o maior e mais concorrido do Estado.

Medicina em Toledo
A novidade mais importante do vestibular da UFPR em 2015 é a abertura de 60 vagas para o novo curso de Medicina em Toledo (30 no primeiro semestre de 2016 e outras 30 no segundo). Os candidatos poderão fazer as provas em Toledo ou em Curitiba. A aula inaugural do curso – reivindicação antiga dos municípios do Oeste e Sudoeste – será realizada em março de 2016. O Ministério da Educação já autorizou a abertura de vagas para a contratação dos professores que atuarão no campus.

Isenção da taxa
Devido à elevação dos custos operacionais da realização do vestibular, o Núcleo de Concursos da UFPR aumentou a taxa de inscrição para R$ 120,00, mas o candidato que não pode arcar com esta despesa pode solicitar isenção da taxa mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – Decreto 6.593 de 02/10/08.

O mesmo vale para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada (Lei nº 12.799, de 10/04/13). O prazo final para que o candidato protocole seu pedido de isenção é 2 de setembro.

Quotas
O Processo Seletivo está oferecendo, no total, 6.815 vagas para a UFPR em 2016. São 121 cursos no total – 119 da UFPR e mais dois – Curso de Formação de Oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros.

Pelo vestibular próprio, a UFPR oferecerá 4.886 vagas, sendo 50% destinadas conforme o sistema de cotas de que trata a Lei 12.711, o Decreto n° 7.824 e a Portaria nº 18/2012. Estas vagas para os alunos quotistas serão reservadas desde a primeira fase do concurso. Serão oferecidas ainda pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em janeiro, 30% do total, representando 1.929 vagas.

Esta notícia foi publicada em 14/08/15 no site www.ufpr.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.