Alunos

Notícias

16/04/2015

Curso pós-técnico de gerência de resíduos sólidos

Assessoria de Comunicação/Seed

A Secretaria da Educação possui uma nova oferta de especialização para profissionais com formação técnica que desejam ampliar seus conhecimentos. A novidade é o pós-técnico em planejamento e gerenciamento de resíduos sólidos. O curso é inédito na região sul do Brasil e é ofertado gratuitamente no Colégio Estadual Dr. Marins Alves de Camargo, em Paranavaí, no Noroeste.

A oferta surgiu após uma pesquisa realizada por técnicos do Núcleo Regional de Educação (NRE), que detectou a ausência de profissionais capacitados para a elaboração de planos de gerenciamento de resíduos sólidos na região. “Realizamos um estudo para entender quais são as principais necessidades das regiões e na sequência adequar a oferta da educação profissional à demanda do setor produtivo de cada região”, disse a diretora do Departamento de Educação e Trabalho (DET), Fabiana Campos.

O levantamento é feito em todas as regiões do Estado e vai identificar demandas para oferecer cursos de especialização aos profissionais que desejam aperfeiçoar os conhecimentos na área em que atuam. “A oferta das especializações será feita conforme os diagnósticos”, afirmou Fabiana Campos.

CURSO - A especialização tem duração de seis meses, com carga horária de 350 horas-aula. Durante o curso os alunos participam de aulas teóricas e práticas, que são realizadas no laboratório da escola e em empresas parceiras do colégio. “É uma oportunidade para ampliarmos e completarmos os conhecimentos que já vimos durantes os cursos”, disse a técnica em meio ambiente, Leila Maria Gerondi.

A formação atende à demanda dos moradores e empresários da região para capacitações voltadas para o gerenciamento de resíduos sólidos de origens industrial e/ou hospitalar. “É um mercado que está crescendo muito e com a formação, as oportunidades de emprego também aumentam”, contou o técnico em segurança do trabalho, Adilson Francisco.

O curso também cumpre a determinação da Lei 12.305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que estabelece normas para o gerenciamento desses rejeitos.

Além de gerenciamento de resíduos, a rede estadual de ensino conta ainda com especialização em enfermagem do trabalho, ofertado em Curitiba, no Colégio Estadual São Pedro Apóstolo, e em Cascavel, no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 14/04/2015. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.