Alunos

Notícias

04/02/2015

ENCCEJA e EJA on-line - Escolas Credenciadas

Assessoria de Comunicação/Seed

Os estudantes que participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) em 2014, com o objetivo de obterem a certificação do Ensino Fundamental, podem requerer o documento nas escolas estaduais credenciadas. A Secretaria de Estado da Educação publicou no DIOE nº 9384 a Resolução n.º 159/15 que credencia Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e escolas que ofertam educação de jovens e adultos em vários municípios dos 32 Núcleos Regionais de Educação para emitir a Certificação de Conclusão ou a Declaração de Proficiência nas disciplinas aprovadas.

O Certificado reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino Fundamental e a Declaração de Proficiência é a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo ENCCEJA.

O participante poderá solicitar aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do ENCCEJA Nacional para fins de certificação, desde que apresente à Unidade Certificadora a Declaração de Proficiência que comprove a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).

Para obter a certificação, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame, no mínimo, o nível 100 (cem), em uma escala de proficiência que varia do nível 60 (sessenta) ao nível 180 (cento e oitenta). No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de redação. O participante será considerado habilitado na Redação quando obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos, em uma escala que varia de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

O acesso à Resolução e à relação das escolas credenciadas para certificação do ENCCEJA Nacional e ENCCEJA – PPL poderá ser feito pelo link: Resolução nº 159/2015 – GS

Para acessar e baixar o requerimento de certificação pelo ENCCEJA, clique aqui.

Algumas dessas instituições de ensino também foram credenciadas para emitir certificação às pessoas que concluíram o Ensino Fundamental e Ensino Médio através dos Exames da Educação de Jovens e Adultos – EJA 2014 - ofertas On-line e Convencional.

As provas relativas aos Exames On-line do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram aplicadas em etapas sucessivas e alternadas, por nível de ensino, nos períodos da manhã, tarde e noite, com revezamento de disciplinas entre os turnos, de julho a dezembro de 2014, proporcionando oportunidades variadas a todos os examinandos.

Para ser considerado aprovado nas disciplinas o examinando deveria obter nota igual ou superior a 6,0 (seis) pontos, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). No entanto, o cálculo da Média Final para aprovação na prova de Língua Portuguesa foi realizado a partir do resultado da Prova de conhecimentos da Língua multiplicado por 0,6 e somado à nota alcançada na produção de texto (redação), multiplicada por 0,4, assim simplificada: Prova A x 0,6 + Prova B x 04 = Média Final.

As Etapas do Exame Convencional da EJA foram ofertadas somente às pessoas privadas de liberdade em estabelecimentos penais e a adolescentes/educandos matriculados em APED especiais que funcionam nos Centros de Socioeducação.

O acesso à Resolução e à relação das escolas credenciadas para certificação dos Exames da EJA On-line e Convencional poderá ser feito pelo link: Resolução nº 156/2015 – GS

Para conhecer o endereço das escolas credenciadas, acesse o link: www.consultaescolas.pr.gov.br/consultaescolas/
Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.