Alunos

Notícias

19/11/2014

Feira de Profissão recebe mais de cinco mil pessoas

Assessoria de Comunicação/Seed

Mais de cinco mil pessoas visitaram a primeira Feira de Profissão da Secretaria Estadual da Educação realizada nesta sexta-feira (14), em Curitiba. A mostra, que aconteceu na Praça Rui Barbosa, no Centro da capital, serviu para que alunos e comunidade conhecessem os cursos profissionalizantes oferecidos pelos colégios públicos da rede estadual em Curitiba.

A formação profissional garante ao aluno acesso rápido ao mundo do trabalho e também contribui para o desenvolvimento socioeconômico de sua região e aumento da renda familiar. “O aluno que tem uma formação técnica consegue uma colocação mais rápida no mercado de trabalho. Ao se formar a renda desse aluno é maior 25% em relação a quem possui apenas o nível médio”, diz a diretora do Departamento e Trabalho da secretaria, Fabiana Campos.

Atualmente, a Secretaria da Educação tem 55 cursos técnicos disponíveis em 355 escolas em 188 municípios paranaenses. Na capital, 36 colégios oferecem vários cursos técnicos em diferentes áreas de atuação. Estão sendo concluídos outros 18 Centros Estaduais de Educação Profissional que o governo estadual está construindo em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

O investimento é de R$ 144 milhões e representará um aumento de 80% na oferta do ensino profissionalizante em relação a 2011. “Serão cerca de 20 mil novas vagas para cursos de nível técnico, que trarão mais oportunidade de emprego e renda para os moradores dessas regiões”, disse Fabiana Campos.

DIFERENCIAL - Na Feira da Profissão em Curitiba, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre os cursos, modalidades, onde estão sendo oferecidos e as possibilidades de empregos nas profissões que desejam seguir.

A aluna do Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto, Kendell Khouri Carceres, 14 anos, do 9° ano do ensino fundamental pretende iniciar o ensino médio junto com um curso técnico. “O meu objetivo é fazer um curso técnico junto com o ensino médio para ter mais conhecimento e um diferencial para quando entrar na faculdade”, disse ela.

Kendell e os colegas do 9° ano do ensino fundamental foram motivados a participar da feira pela professora de História Júlia Machado Fernandes. Para a professora, o ingresso dos alunos no ensino médio integrado ao ensino técnico contribui para o amadurecimento e para a formação profissional desses jovens.

“É importante que os alunos que estão saindo do ensino fundamental já ingressem no ensino médio com um curso técnico, pois, ao concluírem, eles terão duas opções, ir para o mundo do trabalho ou ter uma base sólida para dar continuidade no ensino superior”, frisou a professora.

CONHECER OPÇÕES - A feira também serviu para aqueles que estão concluindo o ensino médio e querem obter uma formação técnica antes de ingressar no mundo do trabalho. É o caso do estudante Franco Raimundos, que veio do Uruguai há três anos. “Eu quero fazer um curso técnico junto com o ensino médio e aproveitei a feira para conhecer as opções que o Paraná oferta”, contou.

Mônica Rocha Reis acompanhou o filho Emanuel Rocha Reis, 17 anos, para conhecer um pouco mais sobre o curso de enfermagem. “O sonho dele é ser médico e o curso oferece a oportunidade para ele começar a seguir esse sonho e o fato de ser gratuito ajuda muito”, disse.

Conheça os cursos técnicos que estão disponíveis em sua região em: www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos

Esta notícia foi publicada em 17/11/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.