Alunos

Notícias

27/10/2014

Concurso de desenho e poesia para a região Oeste

Assessoria de comunicação/Seed

Estão abertas, até 31 deste mês, as inscrições para o concurso de desenho e poesia do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) em parceria com os Núcleos Regionais de Educação de Toledo e Assis Chateaubriand. Neste ano, o tema é “DST/HIV/Aids: criando arte para que a arte crie novos pensares!”. Os trabalhos selecionados irão compor o calendário do próximo ano do Ciscopar.

O projeto trabalha a educação preventiva relacionada a doenças sexualmente transmissíveis (DST), Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e hepatites virais nas escolas dos 18 municípios de abrangência do Ciscopar por meio de palestras com profissionais da saúde a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas participantes.

O objetivo é construir um processo de transformação da realidade a partir da ampliação dos conhecimentos dos adolescentes. “O controle da Aids, desde o seu surgimento em 1981, tem se constituído em um dos principais desafios em todo o mundo e em um dos maiores problemas de saúde pública. A educação preventiva é necessária para construir um processo de aproximação com estudantes com vistas à superação dessa doença e de outras sexualmente transmissíveis entre jovens e adolescentes”, explicou Vilmar Covatti, secretário executivo do Ciscopar.

Para Ricardo Yudi Fortuna Tomita, ex-aluno do Colégio Estadual Maximiniano Ceretta, de Marechal Cândido Rondon, é na adolescência que deve haver a conscientização. “Os jovens se esquecem de que a Aids não tem cura e que pode matar. É uma doença que pode ser prevenida, e a prevenção é viável para todos, basta a pessoa ser consciente”, comentou Yudi, que por três vez consecutiva teve seu desenho selecionado para ilustrar o calendário do Ciscopar.

Segundo a mãe de Ricardo, Lourdes Maria Fortuna, é essencial haver essa orientação nas escolas. “Como pais, ficamos preocupados com a saúde de nossos filhos e esse é um trabalho maravilhoso de orientação que está sendo desenvolvido em várias escolas da região”. Ela falou ainda sobre a importância de realizar ações de prevenção e esclarecimento sobre a doença, a fim de sensibilizar a sociedade no combate ao vírus e ao preconceito.

Visão compartilhada por Sandrinha Arcari, mãe da aluna Bruna Arcari, uma das 12 ganhadoras do concurso de poesia do ano passado. Para ela, o concurso permite aos alunos mostrar seus talentos e conscientizar as pessoas a respeito das doenças sexualmente transmissíveis. “Quanto mais cedo houver conscientização, mais eficaz será a prevenção”, afirmou.

Os alunos selecionados receberão como premiação um tablet. Interessados podem acessar o endereço www.ciscopar.com.br para lerem os regulamentos.

Esta notícia foi publicada em 27/10/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.