Alunos

Notícias

21/10/2014

Prova online da EJA reúne mais de 10 mil alunos

Assessoria de Comunicação/Seed

Cerca de 10.800 alunos participam nesta segunda-feira (20) de mais uma etapa da prova on-line da Educação para Jovens e Adultos (EJA), desta vez para a conclusão do ensino fundamental. O exame é aplicado em 243 laboratórios de escolas do Paraná inteiro, nos três períodos: manhã, tarde e noite.

Esta é a quinta etapa da prova on-line oferecida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Até o fim do ano serão mais duas etapas: 24 de novembro e 2 de dezembro. Nesta segunda-feira os alunos responderam questões sobre geografia, história, educação física, artes, português e inglês.

As provas acontecem de forma simultânea e os alunos fazem os testes nas próprias escolas onde fizeram a inscrição. O resultado sai logo no final do exame, menos nas provas de redação. Neste caso, professores fazem a correção. Nas demais disciplinas o próprio sistema informa se o aluno atingiu a média 60.

Em Curitiba os exames online são feitos em 19 locais diferentes. No Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Potty Lazarotto cerca de 90 alunos vão fazer provas nesta segunda-feira. Para a professora Cláudia Mara Barato, que dá aulas de geografia para a EJA, o exame online é uma forma prática para os alunos concluírem os ensinos.

“As provas são oferecidas o ano inteiro, são gratuitas e o resultado sai na hora. Também não há perda de tempo na correção dos exames, pois o próprio sistema avalia se o aluno atingiu a nota”, afirmou Cláudia. A estudante Estela Karpinski Machado Newton, de 19 anos, fez o exame online e quer fazer o curso técnico em Estética e Cosmetologia.

Com a conclusão do ensino fundamental poderá continuar os estudos. “Eu perdi três anos de estudos e a prova online é uma boa forma de terminar essa etapa para poder continuar estudando. Também é mais prático, eu posso vir aqui de manhã, fazer a prova e voltar para o trabalho”, explicou Estela.

A inscrição para os exames é gratuita, o interessado deve se dirigir até a escola com documentos de identificação para realizar a inscrição, o pré-requisito é ter 15 anos ou mais para o ensino fundamental e 18 anos ou mais para o ensino médio. Não pode estar matriculado em escola de EJA fazendo a mesma disciplina que pretende fazer inscrição.

CRONOGRAMA - As duas últimas etapas da prova online da EJA serão para conclusão do ensino médio e serão feitas nos dias 24 de novembro (inscrições entre os dias 13 a 22 de outubro), e no dia 2 de dezembro (inscrições dias 22 a 31 de outubro). Nas quatro etapas até aqui realizadas já participaram 13.272 pessoas.

Esta notícia foi publicada em 21/10/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.