Alunos

Notícias

04/06/2013

Provas da 1ª fase da OBMEP serão realizadas nesta terça-feira

Nota 10

Serão realizadas nesta terça-feira (4) as provas da 1.ª fase da 9.ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2013. Projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP teve este ano novo recorde de escolas participantes - são 47.144 escolas inscritas, localizadas em 99.35% dos municípios brasileiros. Responsáveis pela definição do horário em que aplicarão as provas no dia 4 de junho, as escolas inscreveram este ano 18.762.859 alunos na Olimpíada.

A prova tem duração de 2h30 (duas horas e trinta minutos) e é composta de 20 questões de múltipla escolha. Os alunos participantes da OBMEP são divididos em três níveis: nível 1 (6.º e 7.º anos do ensino básico); nível 2 (8.º e 9.º anos do ensino básico); e nível 3 (1.º, 2.º e 3.º anos do ensino médio). As provas são aplicadas e corrigidas pelos próprios professores dos estabelecimentos de ensino, de acordo com as instruções e gabaritos elaborados pela coordenação geral da OBMEP.

Os alunos de cada escola com melhor desempenho na 1.ª fase (segundo os critérios estipulados no regulamento da OBMEP 2013) se classificam para a 2ª fase e fazem uma nova prova, desta vez discursiva, no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), em locais a serem definidos.

No dia 29 de novembro, serão divulgados os premiados da OBMEP 2013, sendo 6.000 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 900 medalhistas de prata e 4.600 medalhistas de bronze) e cerca de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Os 6.000 medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-OBMEP), que será realizado em 2014, quando a OBMEP completará 10 anos.

SOBRE A OBMEP – Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas e revelar talentos.

Além de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade, a OBMEP tem programas de iniciação científica voltados para alunos do ensino fundamental e médio (PIC Jr.), e do ensino superior (PICME). Outros programas da OBMEP são: Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) e Clubes de Matemática.

Esta notícia foi publicada em 03/06/13 no site http://www.nota10.com.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.