Alunos

Notícias

11/10/2012

Dicas para se dar bem nas provas de inglês e espanhol do Enem 2012

Universia Brasil

Embora pareçam assustadoras, as provas de inglês e espanhol não exigem tanto do candidato. Muitos professores do País chegam a considerá-las provas de nível médio e fácil, respectivamente.

A professora de inglês Cíntia Capello, do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante, explica que tudo que o candidato precisa fazer é identificar a ideia central do texto. As questões não são aprofundadas. Para facilitar ainda mais, as alternativas são oferecidas em português. O que o estudante precisa é um bom conhecimento geral, além de ter a capacidade de encontrar a ideia principal que o texto oferece. Isso já é suficiente para se sair bem nas questões, comenta.

O professor de espanhol Hernan Bastidas, também do cursinho Oficina do Estudante, acrescenta que se o estudante for bom de interpretação na Língua Portuguesa, certamente não terá dificuldade na Língua Espanhola. São línguas bastante próximas, o que facilita a vida do estudante. Então, se ele for bom no Português, sem dúvida se sairá bem no teste de Espanhol. Os estudantes são treinados para interpretar durante a vida toda, não existe segredo, afirma.

Portanto, o truque para arrasar na prova de idiomas do Enem 2012 é desenvolver cada vez mais a sua capacidade de interpretação. Treinar com músicas e textos com linguagens próximas às cobradas na prova pode ser uma ótima estratégia. O estudante pode aproveitar as últimas provas, especialmente porque apareceram muitos quadrinhos, tirinhas e cartoons. Além disso, ele pode visitar sites de revistas como a Times, a SpeakUp e a The Economist, que tratam de atualidades e têm uma linguagem mais simples, aponta a professora Cíntia.

Já se você optou pelo espanhol, uma boa saída é contar com a ajuda dos simulados online. De acordo com o professor Bastidas, essa é a melhor maneira de desenvolver a interpretação e ainda aumentar seu vocabulário. O estudante pode treinar com as provas dos anos anteriores e procurar simulados de outras universidades e vestibulares. Uma simples busca no Google vai dar diversas opções para ele, esclarece.

Confira a seguir 5 novas dicas para arrasar nas provas de inglês e espanhol do Enem, segundo os professores do cursinho Oficina do Estudante


5 dicas para arrasar na prova de Inglês

1. Conhecimento geral
Esteja atento em tudo o que acontece, seja no Brasil ou no mundo. Se você dominar vários assuntos, estará muito mais bem preparado para compreender o que o texto pede.

2. Treino
Não adianta o aluno saber o que está acontecendo no mundo se não tiver a capacidade de interpretar isso e transformar as informações que possui em algo concreto. Se o estudante não souber ligar as ideias que estão dispostas no texto dificilmente interpretará o que está sendo oferecido da maneira correta. A única forma de conseguir essa habilidade é treinando cada vez mais.

3. Palavras-chave
Durante a prova de inglês do Enem, procure focar toda a sua atenção no texto. O ideal é fazer uma primeira leitura superficial do texto para entender o conteúdo e encontrar as palavras-chave. Também é interessante identificar as palavras que já conhece. Desta forma, você vai conseguir relacionar ideias e conceitos.

4. Foco no texto
O ideal é não prestar muita atenção nas alternativas no primeiro momento do teste. Isso pode conturbar a capacidade de interpretação do candidato. Os textos são, geralmente, curtos. Portanto, leia todo antes de ir para as alternativas.

5. Atenção com as alternativas
Uma vez que o estudante leu o texto e identificou as ideias principais, chega o momento de redobrar a atenção nas questões da prova. Algumas das hipóteses oferecidas na prova foram feitas com o simples objetivo de serem eliminadas. Se você prestar atenção, vai perceber que existem certas alternativas impossíveis.


5 dicas para arrasar na prova de Espanhol:

1. Atenção com os falsos amigos
Atenção com as pegadinhas que podem surgir na prova. Embora o espanhol seja uma língua próxima do português, muitas palavras têm significados diferentes. É importante ficar atento a isso.

2. Treino
Assim como na prova de inglês, o estudante precisa desenvolver sua habilidade de interpretação para a prova de espanhol. Vale praticar em simulados online. Para ser bom na interpretação da língua espanhola, o estudante tem que ser muito bom em português. Isso só pode ser alcançado com muito treino. Ler é fundamental.


3. Leitura despretensiosa
Durante a prova de espanhol do Enem 2012, ler o texto uma vez de maneira despretensiosa é o ideal para entender o contexto que está sendo oferecido. É interessante fazer essa primeira leitura sem buscar nada, apenas com a intenção de entender o que está acontecendo.

4. Leitura específica
Depois da primeira leitura do texto sem compromisso, a tática agora é fazer uma segunda leitura depois de ter dado uma olhada nas alternativas. Com certeza, você vai voltar ao texto buscando especificamente aquilo que está sendo cobrado.

5. Sorte
Em geral, a prova de espanhol do Enem tem um nível de dificuldade bastante fácil, e pode ser resolvida sem grandes problemas. Entretanto, se você realmente não entender nada e quiser chutar a resposta, você vai precisar de sorte. Não existe um truque de probabilidade capaz de ajudar. O que você tem que fazer é entender o que está acontecendo no texto. Por isso, estude e boa sorte!


Esta notícia foi publicada no site www.noticias.universia.com.br. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.