Alunos

Notícias

28/09/2012

Educação realiza ações do Movimento Paraná Sem Corrupção

As comunidades escolares de várias escolas em todo o Paraná realizam inúmeras ações do Movimento Paraná Sem Corrupção, que tem como objetivo promover ações voltadas à visibilidade política e social dos direitos e interesses coletivos. As atividades, que estão sendo propostas pelos 32 Núcleos Regionais de Educação em parceria com o Ministério Público do Paraná, vão acontecer até 2013 e a meta é atender os 1,3 milhões de estudantes da rede estadual.

Durante os meses de agosto e setembro, os professores de escolas estaduais trabalharam o tema, sobretudo com os alunos do ensino médio, para conscientizar sobre os malefícios da corrupção e a importância do voto consciente. “Esse tipo de informação é importante porque ajuda os alunos a descobrirem qual é o seu papel na sociedade. É necessário que eles tenham uma visão crítica e uma atuação participativa”, explicou Fernanda Scaciota Simões da Silva, diretora de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação.

As escolas estão recebendo orientações do Departamento de Educação Básica sobre as atividades relacionadas às disciplinas curriculares com relação à corrupção. Em Arapongas, cerca de 160 alunos do 2° do Ensino Médio, do Colégio Estadual Emílio de Menezes, trabalharam o tema em várias disciplinas. Eles realizaram pesquisas nos meios de comunicação e depois apresentaram os trabalhos escritos e cartazes abordando a corrupção em vários segmentos sociais. “Quando debatemos esses assuntos em sala de aula, estamos ajudando os alunos a despertarem a importância do papel deles como cidadão”, contou Ilka Silvia de Souza Jorge, professora de Língua Portuguesa.

No Colégio Estadual Douradina, em Douradina, os alunos Dara dos Santos Delarme, 13 anos, Ana Laura Pedrozo, 13 anos, e Leonardo Caciano, 13 anos, realizaram pesquisas sobre o tema. Depois os alunos escreveram uma música para conscientizar o restante da escola sobre a importância de debater sobre a corrupção. “Nós estamos tentando conscientizar as pessoas através da música para que elas possam fazer algo para a nossa sociedade seja melhor”, disse Dara.

No núcleo de União da Vitória, os promotores de Justiça lançaram o manifesto contra a corrupção e planos de ação para serem desenvolvidos em sala de aula das escolas da rede estadual. Os alunos das escolas atendidas pelo NRE de Laranjeiras do Sul participaram de palestras dos promotores e juízes da comarca sobre a responsabilidade do voto e as consequências da corrupção.

Em São Sebastião da Amoreira, a comunidade escolar do Colégio Estadual Padre Jerônimo Onuma movimentou a sociedade do município ao promover uma passeata sobre o Movimento Paraná Sem Corrupção. O evento contou com a presença de alunos, professores, pessoal de apoio e dos promotores de Justiça de Bela Vista do Paraíso e de Cambé.

O programa é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Ministério Público do Paraná (MP/PR) e Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) Controladoria Geral da União (CGU), Federação de Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), entre outros setores da sociedade.

Informações: www.paranasemcorrupcao.org.br ( site oficial do Movimento ) ou www.alunos.diaadia.pr.gov.br  ( Portal do aluno SEED-PR).

Esta notícia foi publicada no dia 26/09/12 no site www.educacao.pr.gov.br Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.