Alunos

Busca Educação

Notícias

28/05/2012

Como fazer inscrição para o Enem 2012

Logo EnemCandidatos interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio devem se inscrever a partir desta segunda-feira pela internet. A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio 2012 (Enem) começam nesta segunda-feira, às 10h, pela internet.

Os candidatos interessados em prestar a prova devem acessar o site http://portal.inep.gov.br/enem e preencher os dados exigidos até o dia 15 de junho. Após a inscrição, é preciso pagar uma taxa até o dia 20 de junho. Conheça as regras necessárias para participar do exame:


Sistema


Para fazer a inscrição, é preciso preencher no sistema o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o
número do documento de identidade, documentos obrigatórios para o realizar o exame. Também é exigido um endereço de e-mail ou um número de telefone celular válidos.

Quem necessitar atendimento diferenciado, como lactantes, deficientes físicos, guardadores de sábado, também devem indicar a informação.

Taxa de inscrição


Os candidatos devem pagar R$ 35 em bancos para se inscrever por meio de uma guia de recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição.

São isentos da taxa alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, a escola que frequentam deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também não pagam aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção deverá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Acompanhamento


Para acompanhar a inscrição, o candidato deve guardar o número de inscrição e a senha fornecidos pela internet. Os números também são exigidos para consultar os resultados individuais após o exame e para realizar a inscrição no Sisu, no Prouni e no Fies com a nota do Enem. É possível recuperar a senha no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, que é encaminhada por e-mail ou celular, via SMS.

Certificado de Conclusão


Quem vai realizar o Enem para fins de certificação de conclusão do ensino médio devem escolher a instituição certificadora no ato da inscrição. É necessário tirar 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação para receber o diploma do colégio através do exame.

Cartão

O cartão de confirmação de inscrição com o número de inscrição; data; hora; local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico (se for o caso); opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso) será enviado pelo Correio para o endereço informado na inscrição.

O cartão também estará disponível no sistema de divulgação de local de prova no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova

Provas

O Exame é constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.

Resultados

O gabarito está previsto para o dia 7 de novembro. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

Leia Mais:


MEC altera forma de correção da redação do Enem
Saiba como providenciar os documentos necessários para inscrição do Enem 2012

Esta notícia foi publicada em 28/05/2012 no Portal IG Educação. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

Valid XHTML 1.0 Transitional

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.