Alunos

eTEC-Brasil

O que é?

O e-Tec Brasil/Paraná é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação – Seed/PR e o MEC para chegar com a Educação Profissional – Cursos Técnicos subsequentes aos municípios com baixa densidade populacional, democratizando o acesso a Educação Profissional em nosso estado.

Qual o objetivo do programa?

Tal iniciativa constitui-se uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Governo Federal. Trata-se, pois, de um passo importante para a democratização do acesso ao Ensino Técnico público, através da modalidade de Educação a Distância, visando chegar com a Educação Profissional Técnica aos municípios de pequena densidade populacional, onde não temos oferta de cursos técnicos, e as populações que se encontram nas periferias dos centros urbanos, incentivando os jovens a concluírem o Ensino Médio.


Quais instituições aderiram ao programa?

No Paraná 163 instituições públicas se apresentaram para a oferta dos cursos técnicos EaD. Apenas 33 municípios foram contemplados.
A Seed/PR em parceria direta com UFPR ampliou para as outras escolas que haviam solicitado os cursos. Dessa forma contamos com o atendimento a 107 municípios, em 126 estabelecimentos públicos com a oferta dos cursos de Técnico em Gestão Pública e Técnico em Secretariado, já com previsão de funcionamento para 2008.
Para 2009 estamos ofertando os cursos de Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente.

Instituições responsáveis pela oferta dos cursos Técnico no Paraná:
  • Escola Técnica da Universidade Federal do PR – Técnico em Gestão Pública e Secretariado.
  • Universidade Tecnológica Federal do PR – Informática e Meio Ambiente.
Cursos/Onde cursar:


ícone contatoContato
Cicero Vieira Torres Júnior
kino@seed.pr.gov.br / (041) 3340-1677
Recomendar esta página via e-mail: