Alunos

Do Atari ao Xbox: a evolução dos games

Você já parou para pensar como eram os primeiros jogos e como funcionavam os primeiros aparelhos de videogame? Vamos lembrar alguns fatos importantes...

Imagem do primeiro jogo eletrônico
ícone donkey kongOs games nem sempre foram interativos e realistas como são agora. Para saber disso, basta conhecer os primeiros jogos que se popularizaram nas décadas de 70 e 80. O Pong, considerado o primeiro jogo eletrônico da história, é um bom exemplo de como eram os jogos da época.
ícone
A Atari, responsável pela criação desse jogo, é considerada a empresa pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos no mundo (ao mesmo foi ela quem popularizou os videogames domésticos). A partir daí, a tecnologia foi evoluindo cada vez mais rápido e o aprimoramento gráfico (design) dos jogos também.

Entre as décadas de 70 e 80 a Nintendo - empresa japonesa fabricante de jogos - marcaria história com a criação do jogo Super Mario Bros. que, mais tarde, se tornaria um dos jogos mais populares do mundo.

ícone sonicOutro fato importante para a evolução dos videogames foi a utilização de componentes de computador (processador, memória RAM, placa de vídeo...) nas produções dos consoles. Foi isso que a Sony fez com o Playstation. O Playstation também trouxe outros avanços tecnológicos, como o cartão de memória, por exemplo, que possibilitava ao jogador salvar dados de um jogo e continuar do ponto em que parou.

Em 2006 a Nintendo volta a revolucionar com o lançamento do Nintendo Wii, videogame que possibilitou maior interação do usuário com o jogo.

Com níveis de interação ainda mais elevados, a Microsoft lança seu imagem do jogoprimeiro videogame, o Xbox. Além de surpreender com o desempenho gráfico dos jogos, o Xbox conta ainda com o acessório Kinect, que possibilita ao jogador controlar o jogo sem utilizar nenhum tipo de controle. Com o Kinect a pessoa é o próprio controle!

Certamente a história não termina por aqui. Com o avanço da tecnologia e a criatividade dos grandes produtores, os jogos eletrônicos continuarão a nos surpreender. Se você tem curiosidade em saber mais sobre a criação dos primeiros jogos eletrônicos, dos primeiros aparelhos de videogames, dos personagens e, de como eles evoluíram até hoje, acesse os materiais selecionados abaixo.
ícone pacmanVocê sabia?
O personagem Pac-Man, do jogo criado em 1980 por Tohru Iwatani, foi idealizado durante um jantar entre amigos, inspirado em uma pizza com uma fatia faltando.

Você Sabia?ícone Super Mario Bros.
O Super Mario Bros. lançado em 1985, é um dos jogos mais vendidos de toda a história dos videogames, com mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo.
ícone vídeos
Vídeos: A Era do Videogame
ícone jogos
10 jogos clássicos que você deve conhecer
ícone infográfico
Infográficos: história dos games


Recomendar esta página via e-mail: