Alunos

A Rosa do Povo

capa do livro A Rosa do Povo de Carlos Drummond de Andrade
Título: A Rosa do Povo
Autor: Carlos Drummond de Andrade

Sinopse*: Publicado originalmente em 1945, A Rosa do Povo revela, em grande parte de seus poemas, a plena maturidade do poeta Drummond, representando o auge de um processo que tem suas origens em Sentimento do Mundo, seu livro anterior.
Considerado pela crítica um dos livros mais fortes e significativos de Carlos Drummond, A Rosa do Povo, possui uma riqueza inigualável de ritmos e harmonia em seus versos, atingindo a oralidade de um poema que poderia ser lido em praça pública.

O tom dos poemas de A Rosa do Povo é nitidamente mais metafísico que de seus livros anteriores, estando a poesia menos ligada ao presente e mais interessada na essência da vida. Apesar da aparente contradição inicial, onde predomina a abordagem de temas políticos, a opção do poeta acaba ficando nítida quando adquire a consciência de que a poesia se faz principalmente com a palavra, e não com fatos, e escolhe uma causa superior a um partido ou à uma ideologia — essa causa é o homem.

O conflito de Drummond em A Rosa do Povo é o mesmo de qualquer ser humano: “Eu versus Mundo”, como ele mesmo diz, é a circunstância que provoca uma reflexão poética sobre o indivíduo. A Rosa do Povo é um livro crucial na obra de Carlos Drummond de Andrade e sua releitura revela a permanente contemporaneidade de sua poesia.

ícone para acessar análise do livro
Análise da obra
ícone para acessar resumo do livro
Resumo da obra
ícone para acessar informações sobre o autor do livro
Sobre o autor

ícone fontes de pesquisaFonte de Pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: