Alunos

Encceja Nacional

Para fazer o Encceja Nacional não há cobrança de taxas. Portanto, é um exame gratuito e de participação voluntária. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via Internet e podem participar jovens e adultos que não concluíram seus estudos em idade própria. É importante ressaltar que para solicitar a certificação, o interessado deverá ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas.

Para efetuar sua inscrição, o interessado deverá:
  • preencher o formulário on-line;
  • informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • informar o número da Cédula de Identidade (RG);
  • realizar o preenchimento questionário Socioeconômico (QSE), para finalizar a inscrição.

Gabaritos e resultados das provas

Para obter a certificação, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame, no mínimo, o nível 100 (cem) em uma escala que varia do nível 60 (sessenta) ao nível 180 (cento e oitenta). No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de redação. O participante será considerado habilitado na redação quando obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos, em uma escala que varia de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

O participante poderá, ainda, solicitar aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja Nacional para fins de certificação, desde que apresente à Unidade Certificadora a Declaração de Proficiência que comprove a eliminação de uma ou mais disciplinas.

Para visualizar os resultados das provas, os participantes deverão acessar a página do Portal do Inep.

Quanto aos gabaritos das provas do Encceja Nacional aplicadas em anos anteriores, você pode consultá-los na página do Inep.

ícone fontes de pesquisaFonte de pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: