Alunos

Enem - Documentos Necessários

logo enemTodos os estudantes que desejam se inscrever no Enem precisam ter em mãos os números do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da Carteira de Identidade (RG).

Se você ainda não tem esses documentos, saiba como proceder para retirá-los.

Carteira de Identidade - RG

Qualquer indivíduo, nascido em território brasileiro, filho de brasileiros ou não, pode tirar o RG (Registro Geral). É importante destacar que o encaminhamento para solicitação desse documento varia entre as regiões do Brasil.

Para obter a Carteira de Identidade no Estado do Paraná, compareça a um dos postos de atendimento totalmente informatizados munido dos seguintes documentos:
  1. Original ou fotocópia autenticada, nítida e sem emendas ou rasuras: da Certidão de Nascimento, no caso de ser solteiro(a) ou viver em união estável; ou da Certidão de Casamento; ou do Certificado de Naturalização, no caso de ser brasileiro naturalizado.
  2. Comprovante da residência atual (opcional).
  3. Não é necessário a apresentação de fotografias 3X4, uma vez que as imagens (fotográfica e impressões digitais) serão capturadas no momento do atendimento.
  4. Crianças (até 12 anos de idade incompletos) e adolescentes (entre 12 e 18 anos de idade), obrigatoriamente deverão estar acompanhadas pelos pais ou pelo responsável legal, devidamente documentado.
Para mais informações, acesse o Instituto de Identificação do Paraná.


Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

Qualquer pessoa a partir dos 16 anos pode solicitar seu CPF. Para isso, deve dirigir-se a uma agência do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal, ou por meio de entidades conveniadas com a Receita Federal, ou on-line.

Caso a pessoa tenha menos de 16 anos, a solicitação só poderá ser feita por meio de seus Pais ou Responsáveis Legais.

Documentos necessários para solicitação do CPF:
  • Para maiores de 16 anos: RG
  • Para maiores de 18 anos: RG e título de eleitor
  • Para menores de 16 anos: Certidão de nascimento ou RG; documento de identificação do responsável legal; e documento que comprove a tutela, curatela ou guarda.

Para mais informações, acesse o site da Receita Federal.
Com informações do Inep e dos sites da Receita Federal e do Instituto de Identificação do Paraná.
Recomendar esta página via e-mail: